• Styme

Entenda as vantagens do cardápio digital

Conheça os serviços disponibilizados pelos cardápios digitais que se estabelecem hoje como necessários para melhorar a experiência do cliente ao comer fora de casa


Por Manuela Ravioli


Foto: Banco de imagens - Styme

Cliente realizando pedido por meio do cardápio digital Styme


O mercado de food service vai voltar a aquecer e os donos de restaurante precisam se adaptar às novidades e entender o que o consumidor precisa. Uma pesquisa feita pela Galunion em junho de 2020, demonstra que o comportamento do consumidor diante do “novo normal” está entre os 5 maiores desafios para retomada e sobrevivência dos negócios dentre o mercado de food service e em números, representa 89%.

Neste artigo, você encontra algumas necessidades aparentes no mercado de food service e de que maneira a tecnologia - como o cardápio digital - pode ajudar a suprir essas demandas. Confira!


Higiene


Em uma operação de restaurante com o uso do cardápio impresso e convencional, o cliente experimenta no mínimo cinco momentos de contato com atendente, desde trazer o cardápio, tirar o pedido e receber a conta. Além disso, o consumidor também encosta nos cardápios muitas vezes de papel e plástico.

Com o cardápio digital Styme, o contato entre atendente e cliente se estabelece somente na hora de servir o pedido, pois todas as outras funções estão acopladas no aparelho.

Minimizar os locais de toques por conta da contaminação é de extrema importância para a retomada já que receio de ser contaminado com o Covid-19 simboliza 65% entre as preocupações dos clientes, em uma pesquisa feita pelo SEBRAE.


Comunicação e transparência




Foto: Banco de imagens - Styme

Tela do cardápio digital que possibilita inserção de comunicados sobre medidas tomadas na prevenção do Covid-19


Diante da retomada, os clientes procuram estabelecimentos que transmitam confiabilidade e segurança. Uma pesquisa feita pela Galunion em junho de 2020 demonstra que o investimento para aumentar a confiança do cliente no estabelecimento é 69% assertivo quando voltado a comunicação sobre novos protocolos de higiene e limpeza. O serviço de cardápio digital Styme oferece na tela inicial um espaço para inserção desses conteúdos, além de promoções e novos produtos.

Ainda sobre comunicação e transparência com o consumidor, é possível adicionar conteúdos ligados a Clean label, termo em inglês designado a produtos com o “rótulo limpo”. Essa expressão se tornou uma tendência gastronômica segundo a Galunion, especialista no mercado e food service, porque “joga limpo” como consumidor. Se aplicando ao cardápio digital, a ideia é de que os ingredientes, modo de preparo e detalhes sobre o produto proporcionem mais informações ao cliente.


O mundo é digital


A tecnologia invadiu todos os setores e o mercado de food service não poderia ficar de fora. A robotização se torna um suporte para atingir o que mais interessa: dar atenção ao cliente. Portanto, os atendentes ficam com maior disponibilidade para exercer funções que exigem mais cuidado e atenção.

O autoatendimento é uma tendência que já é bastante explorada no exterior e em estabelecimentos de fast food como McDonald’s, Wendy’s e Subway. As vantagens de trazer tecnologia ao restaurante contemplam rapidez, facilidade e trazer o maior número de informações aos clientes ainda de forma centralizada em um só local.

Além disso, o autoatendimento proporciona sensação de proximidade, autonomia e tranquilidade, pois é possível que o cliente faça o pedido no tempo que preferir. Outro ponto positivo é em relação a tela touch screen. Segundo a mesma pesquisa da Galunion, fazer o pedido por meio de uma tela touch oferece prazer emocional ao cliente.


Rapidez e agilidade


O momento atual pede por rápidas decisões pois é preciso testar novo modelos de operação e que tipo de formato funciona diante de demandas diferentes. A Das Brot Coqueiros em Florianópolis resolveu implantar o serviço de cardápio digital no estabelecimento.

Maria Amália Longo, sócia administradora, comenta sobre a importância da velocidade na tomada de decisão durante a pandemia. “Estamos vivendo um dia de cada vez. Com o cardápio digital, conseguimos realizar as alterações necessárias como preços, itens fora de linha, novos itens de forma rápida e efetiva”, conta ela. E ainda complementa: “Gostamos de estar sempre em movimento e o cardápio digital nos dá essa mobilidade. A facilidade em testar novos produtos nos dá a velocidade para a tomada de decisão”.


Foto: Arquivo Pessoal

Uso do cardápio digital na Das Brot Coqueiros em Florianópolis


A sócia da Das Brot Coqueiros carrega positivismo quando pensa no momento de reabertura mas entende que não será uma tarefa fácil. “Acredito que quem conseguir sobreviver a estes tempos difíceis, colherão bons frutos no futuro próximo. Quem já se encontrava endividado, não conseguiu se manter, mas quem tem caixa e se mantiver firme, irá fortalecer e crescer sua marca”, opina Maria.


Foto: Banco de imagens - Styme

Tela de avaliação é umas das etapas finais do pedido executado pelo cardápio digital


Escutar clientes


Quando as portas abrirem, o serviço não será o mesmo e os formatos serão outros Além de esperar paciência por parte do cliente, é muito importante escutá-los, aceitar críticas e procurar suprir as novas demandas. Portanto, a Styme conta com uma tela de avaliação dentre as etapas finais que propõe ao cliente uma pesquisa de satisfação.


Se quiser saber mais sobre a retomada dos restaurantes clique aqui e leia nosso último artigo.



#cardápiodigital #tecnologia #foodservice #autoatendimento #restaurantes #setoralimentício



69 visualizações
NOSSO CONTATO

Suporte

+55 (11) 982666261

Comercial

WHATSAPP +55 (11) 996467770

PARA LIGAR +55 (48) 99646-4000

Entre em contato

Avenida Santo Amaro 1047, 602, São Paulo, Brasil