Fila e reserva: como gerenciar esses procedimentos?

Digitalizar esses processos proporciona retenção de informações e melhor experiência ao cliente


Por Manuela Ravioli


Foto: Getty Images / Andresr

Hostess na entrada do estabelecimento para efetuar o cadastro, inserir o cliente na espera e gerenciar a fila


As filas não são agradáveis aos olhos do consumidor e causam estresse e ansiedade. Segundo uma pesquisa feita pelo The New York Times, um dos motivos para não gostar de fila é a ociosidade, o que leva a pensar que a espera é mais longa do que realmente é. A pesquisa também menciona que as pessoas superestimam quanto tempo esperam em uma fila em cerca de 36%.

Já que esperar (e com fome!) não é atrativo para os consumidores, vale investir em um atendimento rápido e eficaz para fidelizar o cliente e proporcioná-lo uma boa experiência ao comer fora de casa. E a digitalização, que é sinônimo de agilidade, pode ser muito bem utilizado gestão de bares e restaurantes. Lembrando que, a recepção do cliente é como uma primeira impressão: muitas vezes, é a que fica!


Gerenciamento de filas


Com ajuda de um tablet, a pessoa responsável por receber os clientes na porta do restaurante e direcioná-los à mesa precisa somente solicitar o nome e o número de celular do cliente, que informa a quantidade de pessoas na fila ou na reserva. Depois disso, o cliente será informado por uma mensagem de texto que ingressou na fila do restaurante e quando a mesa estiver pronta, ele também recebe uma notificação.



Foto: banco de imagens - Styme

Aplicativo Styme de gerenciamento de filas e reservas



Os benefícios de implantar esse serviço nos restaurantes estão ligados a comodidade, quando possibilita que os clientes acompanhem o andamento da fila e são notificados quando a mesa está pronta, aleḿ de manter a organização das esperas e reservas em uma única lista digital. Ainda vale ressaltar que essa solução digital é de fácil manuseio para os hostess e contribui para agilizar o processo das filas - que não é o preferido dos clientes - e com isso, a taxa de desistência reduz em 9%.

O estudo realizado pelo The New York Times ainda constata que a sensação de incerteza, falta de informações e explicações em relação ao tempo de espera aumenta os níveis de estresse. Para amenizar essa sensação, o Styme Host - aplicativo responsável por gerenciar a fila nos estabelecimentos - possibilita informar ao cliente a quantidade de mesas na frente e um tempo estimado de espera com base no histórico do estabelecimento.


Relatório Analytics



Foto: banco de imagens - Styme

Relatório em relação aos clientes que o Styme Analytics produz


Conhecer o público-alvo é um dos pilares mais importantes para uma empresa. Uma vez que comprendido, fica mais fácil de atingir satisfação e enfim, fidelizar um cliente. Para chegar nesse resultado é necessário realizar pesquisas. Muitas vezes, essas pesquisas de satisfação e de informações pessoais não são bem recebidas pelos clientes, o que acaba dificultando o trabalho.

O Styme Host, sistema inserido nos tablets dos maitres e hostess nos restaurantes, obtém algumas informações durante o cadastro para a reserva de mesa. São dados comportamentais e operacionais como nome, número de celular, número de vezes que o cliente frequentou o restaurante, índice de taxa de cancelamento, tamanho médio de mesa e também média de tempo de espera.

Depois da retenção de dados, um relatório analytics é produzido e oferece informações e gráficos sobre o público alvo do estabelecimento de forma leve e espontânea.


Styme App


O Styme App tem como objetivo principal informar os clientes a intensidade das filas dos restaurantes da cidade. Além disso, dá a ele a possibilidade de se inserir nas esperas mesmo sem estar no restaurante, otimizando o tempo. Se precisar de horário marcado, o aplicativo também oferece a aba de reservas sem precisar ligar no estabelecimento.

Outra facilidade que o app proporciona é ter acesso a informações relevantes sobre os restaurantes como por exemplo o tempo de espera, localização, tipo de comida, preço, avaliações, entre outros. Isso facilita na hora de escolher onde comer! Para baixar, clique aqui.

Gosta de ler sobre o mercado mercado de food service? Então confira nossos outros artigos no blog Styme.



#fila #reserva #experiencia #cardápiodigital #tecnologia #foodservice #autoatendimento #aumentodevendas #restaurantes #setoralimentício






35 visualizações
NOSSO CONTATO

Suporte

+55 (11) 982666261

Comercial

WHATSAPP +55 (11) 996467770

PARA LIGAR +55 (48) 99646-4000

Entre em contato

Avenida Santo Amaro 1047, 602, São Paulo, Brasil