• Styme

A divulgação reflete nas vendas

Veja porque divulgar o seu estabelecimento é tão importante e gera resultados


Foto: Suwaree Tangbovornpichet

As mídias sociais se tornaram cada vez mais necessárias para um restaurante


As pessoas conhecem seu restaurante? Falam sobre ele? Você atinge o público-alvo desejado? Essas perguntas podem surgir na abertura ou até mesmo durante a trajetória de divulgação do seu negócio. Por isso, uma boa estratégia de marketing é muito importante para vários nichos do mercado, inclusive para o setor alimentício. Confira a seguir algumas sugestões e ideias para realizar a divulgação do seu estabelecimento seja ele um bar, padaria ou restaurante.


Boca a boca


A forma mais antiga de divulgar um produto é a técnica “boca a boca”. Apesar da simplicidade, continua muito eficaz. A divulgação espontânea é bastante eficiente porque é feita por meio de experiências contadas durante encontros em bares, papos do dia a dia, da forma mais leve e verdadeira possível. Mas cuidado! Essa prática pode se virar contra o seu estabelecimento. Segundo pesquisas de marketing, um cliente satisfeito conta sua experiência para 8 pessoas e quando está insatisfeito, passa a mensagem para 22 pessoas.

Para controlar a dinâmica do boca a boca, o investimento precisa ser feito para proporcionar uma boa experiência ao consumidor. Dentro do mercado alimentício, as exigências são bem altas. Por conta disso, monitore o atendimento -muitas vezes responsável pela insatisfação de clientes-, a qualidade dos produtos, limpeza e todos os detalhes que influenciam na visita ao seu restaurante. Além disso, surpreenda e promova novidades. Isso rende história e recomendação.


Mídias sociais


Atualmente, é imprescindível para quem tem um negócio investir em marketing digital e para isso, é preciso manter contas ativas nas redes sociais. Isso se consolida porque as pessoas buscam cada vez mais indicações, informações e fotos do estabelecimento por meio de plataformas digitais. Em maio de 2020, as redes sociais sofreram um aumento de 61% diante das taxas normais de uso, segundo o Grupo Kantar. No ranking mundial de usuários do Instagram, o Brasil ocupa a segunda posição e só perde para os Estados Unidos, segundo uma pesquisa feita pela revista Exame.

Por esses e diversos outros motivos, é importante utilizar as redes sociais a favor do seu negócio. Lembre-se que elas podem ser a primeira impressão e também são como a “vitrine” do seu estabelecimento. Invista na produção de conteúdo, divulgue informações básicas como contatos, endereço, prato do dia, mas também explore as novidades e promoções. Foque na combinação de um texto bem escrito, conteúdo relevante e boas fotos (falamos mais sobre a importância de cliques de qualidade aqui).

Dica extra: para gerar engajamento no seu perfil do Instagram, por exemplo, converse e interaja com seus seguidores. Prepara enquetes e perguntas, construa uma história. Quando as pessoas gostam do perfil, elas compartilham e assim, seu conteúdo atinge um maior número de pessoas.


Apps de delivery


Os apps de delivery se tornaram ferramenta de procura para novas opções de restaurantes. Por meio das listas segmentadas como “restaurantes abertos”, “pizzarias”, “com desconto”, os potenciais clientes têm a possibilidade de se encontrar com seu restaurante ali. A divulgação é indireta e imprecisa, mas o importante é que existe um primeiro contato.

Além disso, os gastos com essa modalidade cresceu em 94%, em função do isolamento social, segundo um levantamento feito pela Mobills. Mesmo com o início da reabertura dos bares e restaurantes, o delivery é uma tendência e vai perdurar. Vale investir!


Imprensa



Foto: reprodução - Instagram Veja

Capa da revista Veja São Paulo pautando a retomada dos restaurantes


Por último mas não menos importante: a imprensa! É a dona de uma voz com muita credibilidade e força. Busca pautas de interesse público e, muitas vezes, traz análises de críticos e especialistas no assunto. Porém, é preciso contar uma história, ter propósito e dar subsídios para a sua assessoria de imprensa emplacar pautas interessantes. Imprensa não é propaganda mas sim, mídia espontânea.

Lembre-se de que todos os processos e dicas mencionados acima precisam de testes e de angulações específicas para as suas necessidades. E também, para divulgar e fazer marketing é preciso de tempo, as coisas não mudam do dia pra noite.


Esse artigo foi útil para você? Acesse o blog Styme e confira outros textos sobre o mercado de food service.



#marketingdigital #divulgação #mídiassociais #mercadodefoodservice #tendências #tecnologia #cardápiodigital #autoatendimento #restaurantes #setoralimentício



36 visualizações
NOSSO CONTATO

Suporte

+55 (11) 982666261

Comercial

WHATSAPP +55 (11) 996467770

PARA LIGAR +55 (48) 99646-4000

Entre em contato

Avenida Santo Amaro 1047, 602, São Paulo, Brasil